sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Um ano de fogo visto do espaço

o eco
http://www.oeco.org.br/geonoticias/27560-um-ano-de-fogo-visto-do-espaco?utm_source=newsletter_35&utm_medium=email&utm_campaign=leia-em-o-eco

Um ano de fogo visto do espaço
Paulo André Vieira - 08/09/13

Não é apenas o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Como podemos ver na animação abaixo feita a partir de imagens dos sensores MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, a África também queima constantemente durante o ano todo. O sudeste asiático também apresenta uma grande concentração de focos de calor nos primeiros meses do ano.
um-ano-focos-calor
Cada pontinho vermelho é um foco de incêndio, detectado pelos sensores a partir da temperatura daquele local, levando em conta as variações de calor durante o dia e reflexos da luz solar. Esta informação é muito importante para o acompanhamento da distribuição espacial e temporal de incêndios em diferentes ecossistemas, detectando mudanças na distribuição de fogo e identificação de novas fronteiras de incêndio.
Você pode também ver os dados específicos de queimadas na Amazônia através de nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre  a maior floresta tropical contínua do planeta. As bases de dados compartilhadas por InfoAmazonia estarão sempre disponíveis para download e também serão renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

Leia também