quarta-feira, 21 de março de 2012

2ª etapa do ciclo de debates - agrotóxicos


 2ª etapa do ciclo de debates 

Comitê Mato-Grossense da Campanha Contra os Agrotóxicos

Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD 

O Brasil, sempre foi conhecido pela suas belezas naturais, por sua vasta biodiversidade e claro pelo futebol. No entanto, nos últimos anos, esse econhecimento vem aumentando e espalhando-se por outras áreas. Hoje somos conhecidos como a sexta economia do mundo, relegando o Reino Unido à sétima posição, segundo confirmou o Centro de Pesquisa Econômica e Empresarial (CEBR, na sigla em inglês). Além disso, os dados da Organização Mundial de Comércio (OMC) apontam o Brasil como o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo, apenas Estados Unidos e União Européia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros.

Porém, também já somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras brasileiras, dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola. Quando dividido este valor, pelo número da população, temos uma média de 5,2 litros de venenos por habitantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que nos próximos anos, cerca de 1 milhão de pessoas terão contraído câncer.

Esses entre outros, são alguns fatores que estão relacionados ao nosso atual modelo de produção – Agronegócio – que já existe a mais de 50 anos. Com produção de larga escala, financiada por empresas mundiais e que renega técnicas alternativas de produção sustentável.

Para discutir mais sobre esse atual modelo de produção e sobre a inundação de veneno que o Brasil vem aceitando. Participe do ciclo de debates sob o tema: “Cúpula dos povos e a Rio20: Desafios e Perspectivas”; e a meta é em cada um destes debates, refletir sobre os modelos de desenvolvimento e de QUAL ECONOMIA QUEREMOS.

O Comitê Mato-Grossense da Campanha Contra os Agrotóxicos e o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD, estão organizando a 2ª etapa do ciclo de debates. No dia 04 de abril às 14 horas no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – SINTEP/MT, que fica na Rua Mestre João Guimarães, 102, no Bairro Bandeirantes em Cuiabá.

  • O QUÊ: 2ª etapa do Ciclo de Debates MT - Cúpula dos povos e a Rio20: Desafios e Perspectivas
  • DATA: 04 de abril de 2012
  • HORA: 14 horas
  • LOCAL: SINTEP/MT (R. Mestre João Guimarães, 102, Bairro Bandeirantes Cuiabá)

Mais informações: (65) - 3324 0893 / mtcontraosagrotoxicos@gmail.com / facebook.com/mtcontraosagrotoxicos

Comissão Organizadora

Ciclo de Debates MT - Cúpula dos povos e a Rio20: Desafios e Perspectivas

Links:
http://www.formad.org.br/wordpress/?p=1203
http://remtea.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Estudo analisa projeto de lei que pretende tirar MT da Amazônia Legal

 https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2022/09/16/179606-estudo-analisa-projeto-de-lei-que-pretende-tirar-mt-da-amazonia-legal.htm...